sábado, 10 de setembro de 2011

Marcha das Vadias Belém

A LUTA ESTÁ SÓ COMEÇANDO...

Marcha das Vadias - Belém

O domingo do dia 28 de agosto, sem dúvida, foi um domingo ímpar para a cidade de Belém, pois foi o dia em que as “Vadias” tomaram as ruas com seus shorts curtos, mini- saias, sutiãs, cartazes, gritos e falas de protesto. Segundo dados oficiais, a Marcha reuniu cerca de mil pessoas ao longo do trajeto. Tornando-se assim, a maior Marcha das Vadias do Brasil.
Tal fato deu-se por vários motivos, entre eles: o empenho da comissão organizadora que desde julho começou a pensar na Marcha reunindo diversos coletivos e mulheres independentes e também a necessidade de boa parte da população paraense, homens e mulheres, de saírem às ruas com o sentimento de indignação para dizer “Basta! Chega de violência contra a mulher! Chega de Machismo!”
Nesse ato as mulheres de Belém foram protagonistas de sua luta. A comissão de frente formada por mulheres vestidas de preto simbolizava o luto, a morte, estupro e denunciava o descaso e a opressão, muitas vezes silenciosa, que sofremos no dia-a-dia. Ao final do protesto ocorreu uma intervenção teatral com o intuito de mostrar que a marcha não era sobre sexo, era sobre violência. E que todos em caminhada pelas ruas gritavam com repúdio contra o domínio e o poder do machismo.
Fomos noticias nos principais jornais de Belém e nossas imagens se espalharam em sites e blogs de todo o Brasil. Infelizmente certa parte da mídia, não só paraense, distorceu o verdadeiro objetivo da marcha, tentando de certa forma desqualificar o debate sobre violência contra a mulher. A organização da Marcha das Vadias em Belém  lamenta tal fato.
Entendemos que há muito ainda para avançar em um sistema que em sua essência é desigual e excludente. É importante perceber que a pauta das mulheres não esta dissociada de outras pautas e que nosso debate deve estar em todos os lugares para alcançar a igualdade, o fim da opressão e o fim da violência contra nós, mulheres.
A Marcha das Vadias, em Belém, cumpriu o seu papel! Trouxe à tona questões como a agressão sexual, verbal ou psicológica, a opressão e o machismo. E com isso, aglutinamos setores distintos em uma mesma luta: O FIM DO DOMÍNIO VIOLENTO CONTRA A MULHER.
Muito ainda temos pela frente, pois o Pará continua sendo o 3º Estado, segundo estatísticas oficiais, em ligações para o número 180 (número de denúncias) e nossa rede de atendimento à mulher continua  em frágil situação. Somos, ainda, um número real de quatro mil mulheres violentadas por ano no Brasil. Por isso é NECESÁRIO que os protestos e as lutas continuem.
A Organização da Marcha das Vadias agradece, sinceramente, a tod@s @s que estiveram presentes no dia 28 de agosto de 2011, em prol de nossa luta, a luta das mulheres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário